DIMAKIN

Comercializamos Máquinas Industriais: Máquinas Corte Laser Tubo, Máquinas Corte Laser Chapa, Quinadoras, Prensas Hidráulicas, Máquinas Corte Plasma, Viradeiras.

 

Desmistificando o processo de quinagem e as quinadoras/quinadeiras

Tipos de Quinagem

A quinagem é um processo de conformação de metal. É a dobragem de chapa metálica recorrendo a um punção e a uma matriz. No entanto, é necessário salientar que, apesar do método aparentemente simples, existem muitas variáveis que podem alterar o resultado do procedimento.

Existem vários tipos de quinagem, cuja escolha deve ser bem ponderada, tendo em conta o material, a sua espessura e o equipamento disponível.

 

Tipos de Quinagem de Chapa

Quinagem no ar

É a mais comum. É apenas utilizado um efeito de flexão simples, que consiste na quinagem de uma chapa pela penetração de um punção na matriz, mas sem encostar nas ferramentas.

 

Quinagem em V

Neste processo, a chapa é quinada com o encostar das ferramentas. Este método é o mais indicado para a criação de ângulos de 90º ou inferiores, bem como para espessuras entre os 0,5mm e os 25mm.

 

Quinagem em U

Este processo exige 2 eixos de dobragem paralelos e a força de quinagem tem um acréscimo de cerca de 30% a 40%.

 

Quinagem de flange com cunho de arraste

Aqui a quinagem é realizada com uma das beiras fixa por um encostador e a outra é dobrada a 90º pelo cunho.

 

Quinagem a fundo

Neste método recorre-se ao esmagamento da chapa entre o cunho e a matriz.

 

Quinagem rotativa

Neste processo é utilizado uma matriz rotativa que confere à chapa a forma requerida.

 

A infinita variedade de espessuras, comprimentos e formatos de chapa de metal exige uma grande personalização de tamanho, tonelagem e ferramentas das quinadoras.

Com o objetivo de abranger uma maior variedade de necessidades, na DIMAKIN pode encontrar quatro versões: quinadora hidráulica, quinadeira híbrida, quinadora servo-híbrida e quinadeira elétrica. Têm comprimentos de dobra até 16 metros e forças de quinagem que variam das 40 às 4000 toneladas.

 

A sua estrutura robusta viabiliza uma maior longevidade e fiabilidade. Por outro lado, a sua repetibilidade e a precisão de quinagem permitem manter sempre elevados padrões de qualidade.

Destacam-se pela sua eficiência e exatidão nos processos de quinagem.  Este último é garantido ao longo de todo o comprimento pelo sistema de compensação aliado ao esbarro automático de alta velocidade, bem como os suportes de chapa dianteiros que permitem o apoio perfeito da chapa em qualquer ponto da máquina.

 

Quinagem 2D e 3D

A par disto, o controlador Delem e o software off-line, Profile-T, permitem simular e visualizar todas as quinagens, em 2D ou 3D, podendo ainda compartilhar o trabalho entre a máquina e computador através de uma pasta partilhada ou pen USB.

Em suma, a tecnologia é, nos dias que correm, um aliado indispensável. Potencia não só os equipamentos, mas também os processos. Permite, desta forma, reduzir os custos de produção, manter elevados padrões de qualidade, garantido a segurança do operador.

 

Bem-vindo à DIMAKIN!

Bem-vindo à Indústria 4.0!

 

Vídeo Quinadora de Chapa 4m x 1000T DIMAKIN!

 


FALE CONNOSCO!

A nossa equipa está pronta para esclarecer todas as suas questões! Por isso, contacte-nos ou marque uma visita com um dos nossos consultores!

Poderá aceder a mais informação sobre quinagem ou fazer download do nosso catálogo de Quinadoras ou Quinadeiras de Chapa.

Agora que já conhece um pouco melhor as nossas máquinas, é provável que queira ver demonstrações. Em seguida, consulte a lista de vídeos no nosso canal Youtube.

 

SE GOSTOU DESTA NOTÍCIA, ENTÃO VAI QUERER LER TAMBÉM: