Indústria Metalúrgica e Metalomecânica em Portugal: Metal 2030
+351 221 120 134(Chamada para a rede fixa nacional)

DIMAKIN

Máquinas para Transformação de Metal: Máquinas Corte Laser Tubo, Máquinas Corte Laser Chapa, Viradeiras de Chapa, Quinadoras, Prensas Hidráulicas, Máquinas Corte Plasma.

 
>

Indústria Metalúrgica e Metalomecânica em Portugal: Metal 2030

Metal 2030: Industria Metalurgica e Metalomecanica

A indústria metalúrgica e metalomecânica,  setor que mais exporta em Portugal, apresentou o novo plano estratégico Metal 2030 e inclui 11 “projetos estruturantes”.

A indústria metalúrgica e metalomecânica em Portugal é reconhecida como a mais exportadora da economia do país. Com cerca de 23 mil empresas e mais de 246 mil trabalhadores, este setor desempenha um papel fundamental na economia, especialmente nas regiões industrializadas do Norte e Centro de Portugal. Com uma faturação anual próxima de 35 mil milhões de euros e um recorde nas exportações em 2022, alcançando 23,1 mil milhões de euros, a indústria metalúrgica e metalomecânica procura crescimento, produtividade e sustentabilidade para os próximos anos.

Nesse sentido, a principal associação do setor, AIMMAP, liderada por Vítor Neves, divulgou recentemente o novo plano estratégico e de ação chamado “Metal 2030”. Este documento estabelece seis eixos estratégicos de intervenção:

  • inovação e upgrading;
  • qualificação empresarial e Indústria 4.0;
  • descarbonização e economia circular;
  • atração, retenção e capacitação de talento;
  • internacionalização e IDE;
  • concertação estratégica e financiamento.

 

Estes eixo estratégicos servirão de base para 11 projetos estruturantes:

  • Business Intelligence e Boas Práticas Empresariais
  • Projetos Colaborativos de I&D+I
  • Programa Metal i5.0
  • Qualificação Empresarial para o Crescimento Sustentado
  • Descarbonização da indústria
  • Promoção da economia circular
  • Programa de atração de talento
  • Programa de atração de profissionais imigrantes
  • Plano de marketing internacional
  • Programa de ativação de IDE estruturante
  • Articulação institucional

 

1. Business Intelligence e Boas Práticas Empresariais

Um dos projetos estruturantes consiste na criação de um observatório temático que funcionará como um repositório de informações e conhecimentos sobre o setor. Esse observatório abordará temas como vigilância tecnológica, dinâmicas setoriais, informações sobre mercados externos, novos modelos de negócio e sustentabilidade ambiental. Além disso, funcionará como um espaço de partilha de experiências e boas práticas entre as entidades do setor.

2. Projetos Colaborativos de I&D+I

Outro projeto importante é a preparação de um roadmap tecnológico para o setor. Esse roadmap será atualizado regularmente até 2030 e apoiará a criação e a implementação de projetos com alto conteúdo tecnológico e de inovação.

 

3. Programa Metal i5.0

O programa Metal i5.0 visa qualificar e transformar a cadeia de valor do setor metalúrgico. Em parceria com o centro tecnológico CATIM, a AIMMAP e as empresas do setor, o programa desenvolverá um roadmap da Indústria 5.0, segmentado de acordo com o grau de maturidade digital das empresas. Serão oferecidas ações de qualificação empresarial, incluindo investimentos em equipamentos e ferramentas associadas à Indústria 4.0 e automação.

4. Qualificação Empresarial para o Crescimento Sustentado

Será implementado um programa de qualificação empresarial para garantir o crescimento sustentado do setor. Esse programa irá incluir ações de formação e capacitação direcionadas para o desenvolvimento de competências técnicas e de gestão nas empresas metalúrgicas e metalomecânicas. Serão abordados temas como inovação, internacionalização, eficiência energética, economia circular e responsabilidade social.

 

5. Descarbonização da indústria

A descarbonização da indústria é uma estratégia essencial para reduzir as emissões de carbono no setor industrial. Esta estratrégia inclui: melhorar a eficiência energética, adotar fontes de energia renováveis e combustíveis limpos, eletrificar processos produtivos, incorporar processos e tecnologias de baixo carbono, e implementar sistemas de monitorização e gestão de energia.

 

6. Promoção da economia circular

A promoção da economia circular é outra medida importante para o setor metalúrgico. Isso inclui o ecodesign de produtos, uso de matérias-primas secundárias, produtos mais ecológicos, cálculo da pegada de carbono, modularidade do produto, desclassificação de resíduos metálicos e aproveitamento de calor e águas residuais.

 

7. Programa de atração de talento

Um programa de atração de talento envolve criar condições atrativas, sensibilizar as empresas para as necessidades dos jovens certificados, colaborar com empresas e estabelecer parcerias para facilitar a integração de profissionais qualificados.

 

8. Programa de atração de profissionais imigrantes

Um programa para atrair profissionais através de ações no exterior, melhorar a sua integração em Portugal, fortalecer a relação com a rede europeia de cooperação de serviços de emprego e simplificar os processos de legalização de imigrantes.

 

9. Plano de marketing internacional

Um plano de marketing internacional que procure fortalecer a internacionalização das empresas do setor metalúrgico. Isso inclui melhorar o posicionamento da marca no mercado internacional, desenvolver materiais de apoio, realizar estudos de mercado, participar em eventos internacionais e usar canais digitais para a promoção e captação de novos clientes.

 

10. Programa de ativação de IDE estruturante

Um programa de ativação de investimento direto estrangeiro visa criar redes de empresas fornecedoras de origem portuguesa, promover as empresas do setor para investidores estrangeiros, fortalecer as redes de fornecedores através de parcerias e garantir a competitividade e igualdade fiscal entre empresas portuguesas e estrangeiras.

 

11. Articulação institucional

O projeto de articulação institucional pretende fortalecer a posição do setor no contexto político e económico, consciencializar as entidades governamentais sobre sua importância, identificar problemas e prioridades do setor.

 

 


 

Soluções standard ou customizadas para indústria do metal

A DIMAKIN apresenta soluções standard e customizadas para várias aplicações na área da indústria de transformação de metal. Agende uma visita com um dos nossos consultores especializados ou solicite mais informações:

    Aceito os Termos e Condições e Política de Privacidade do website.

     

    Se gostou desta notícia, então vai querer ler também: