Quais os tipos de corte mais adequados para chapa metálica?
+351 221 120 134(Chamada para a rede fixa nacional)

DIMAKIN

Máquinas para Transformação de Metal: Máquinas Corte Laser Tubo, Máquinas Corte Laser Chapa, Viradeiras de Chapa, Quinadoras, Prensas Hidráulicas, Máquinas Corte Plasma.

 
>

Quais os tipos de corte mais adequados para chapa metálica?

Corte Chapa Metálica

Corte com tecnologia laser fibra, plasma, oxicorte ou a jato de água são algumas das opções para cortar chapa metálica. Qual a que se adequa melhor à sua empresa?

 

Antes de tudo deve estar ciente do seu projeto e dos materiais. De fato, este é um passo extremamente importante para existir uma simbiose perfeita entre o custo de produção, a qualidade do produto e performance.

 

Tudo se resume à peça que deseja produzir.

 

Para escolher o melhor corte deve ter em conta:

  • em primeiro lugar, o formato da peça,
  • o tipo de material,
  • a espessura do material
  • e por fim, a finalidade do produto.

 

Corte Plasma para Chapa de Metal

Corte Plasma Chapa Metálica

Vídeo de demonstração

Se outrora a máquina corte plasma era a melhor escolha, em termos económicos, de qualidade de produto e velocidade produção, para o corte de chapa, a evolução tecnológica veio deitar por terra essa suposição. Hoje em dia, as máquinas laser conjugam a alta performance com o consumo energético.

O corte a plasma é mais adequado para materiais ferrosos ou não ferrosos (em qualquer estado), ideal para materiais mais espessos, rondando os 25 mm e 50 mm. Como resultado, pode cortar espessuras superiores a 50 mm. No entanto, com a evolução tecnológica, já existem equipamentos capazes de fazer perfuração a plasma em metais com 75 mm de espessura e corte em metais com 160 mm de espessura.

 

Corte Laser para Chapa de Metálica

Corte Laser Chapa Metálica

Vídeo de demonstração

Por outro lado,  o corte laser está mais direcionado para espessuras menores, entre os 0,5 mm a 35 mm, atingindo velocidades de 25 m/min, com uma precisão de 0,1 mm. Além disso, a  capacidade de corte está diretamente ligada à potência do laser.

 

Oxicorte para Corte de Chapas

Por sua vez, o oxicorte é um pouco diferente. O processo de corte passa por aquecer o metal à temperatura de ignição com uma chama de gás combustível e oxigênio. Com efeito, é indicado para materiais com alto teor de ferro, com espessura igual ou superior a 50 mm, cujo acabamento não necessite de ser de qualidade superior.

 

Jato de água para Corte de Metal

Finalmente, o jato de água é, entre todos, o sistema menos utilizado, apesar de ser aquele que pode perfurar qualquer tipo de material. Mesmo tendo em conta a soberba qualidade de acabamento, este é um processo moroso e caro, não só no que toca à aquisição do equipamento, bem como a sua manutenção. Dessa forma, os custos de produção iriam aumentar exponencialmente, tirando alguma capacidade competitiva às empresas. Assim sendo, a maior parte das empresas que usam este método apenas o fazem para peças especificas.

Em suma, para escolher o melhor corte tenha sempre em mente a peça que pretende produzir, para que possa obter a melhor relação custo benefício.

 

Máquinas de Corte para Chapa Metálica

Bem-vindo à DIMAKIN!


 

FALE CONNOSCO!

Agende uma visita ou demonstração.

Em seguida, descarregue o nosso catálogo online com informações técnicas ou consulte os vídeos de demonstração no nosso canal Youtube.

 

Se gostou desta notícia, então vai querer ler também: